EREÇÃO X AUTOESTIMA

Estamos vivendo o Novembro Azul e durante este mês a nossa atenção vai estar voltada para a prevenção do Câncer de Próstata.

Em primeiro lugar acredito que urge a desmistificação de como esse assunto é tratado, isso porque na maioria das vezes, os homens acreditam que podem ficar de alguma forma, afetados em seu desempenho sexual, o que nem sempre é verdade, principalmente se for feita uma prevenção regular com a ida ao urologista, como fazem as mulheres que vão regularmente ao ginecologista para fazer a prevenção do Câncer de Colo de Útero.

Mas a verdade é que a coisa toda começa na educação dos nossos adolescentes e é necessário que da mesma forma que informamos as nossas meninas da necessidade, desde o início de sua primeira menstruação, de ir um ginecologista que as oriente sobre as questões relacionadas aos cuidados que ela deverá ter com seu corpo, sem tabus, de forma simples e acolhedora, ter o mesmo procedimento com os nossos meninos.

Muito do que o homem adulto sofre hoje pode ser evitado se ele for, durante sua adolescência, esclarecido de como funciona o seu corpo e a necessidade, a partir de certa idade da prevenção contra doenças da próstata. Precisamos urgente desmistificar esse tabu em não falarmos sobre assuntos como esse, que afetam diretamente a vida sexual dos homens.

Temos de desmascarar a questão da falta de ereção masculina em determinadas circunstâncias como uma coisa desastrosa e mutilante. As mulheres, por não exibirem externamente se chegaram a um clímax, durante a relação sexual, fazem com que seus parceiros na grande maioria das vezes, não percebam o que aconteceu e as coisas ficam bem, sem gerar na mulher, problemas com a sua autoestima.

No caso do homem a coisa muda de figura. Como a ereção ocorre de forma externa, o fato de na hora “H” ele não conseguir finalizar o ato sexual, porque de repente perdeu a ereção, a coisa toma, muitas vezes, proporções elevadas que atingem sua autoestima. Ele se sente envergonhado, angustiado, como se pelo fato de ser um homem, fosse obrigado a ter uma performance sexual de animal selvagem, que age baseado em puro extinto.

O que precisa ser esclarecido é que, tanto o homem como a mulher, pode ter o seu desejo sexual afetado por vários motivos, dentre eles podemos enumerar alguns vilões.

– Preocupação excessiva com problemas financeiros;
– Alto nível de stress – seja por trabalho ou altas expectativas;
– Alto nível de ansiedade;
– Falta de sono regular;
– Mágoas da parceira ou parceiro, por brigas, acusações e outras coisas;
– Pensamentos de medo sejam na recepção ou transmissão de doenças;
– Excesso de cansaço físico;
– Gatilho de algum trauma acionado no momento da relação.

Poderíamos enumerar muitos outros causadores da perda de ereção, o que em qualquer caso deve ser tratado como algo normal, que pode acontecer com qualquer um. Porém, o maior vilão nisso tudo ainda é a falta de diálogo entre os parceiros, a falta de conhecimento e, sobretudo o preconceito existente a respeito desse assunto.
É necessário que se trate a perda da ereção como se trata qualquer outra coisa, que de alguma forma pode afetar a nossa homeostase (equilíbrio), mental, emocional ou físico, sem tabus, encarando o homem como ele realmente é, um ser que requer atenção amorosa e amiga.

Como a mulher, o homem é um ser composto de emoções, pensamentos e sentimentos, além da matéria física, e como nós, está sujeito a ter momentos de mal estar. O que o ele precisa é ter conhecimento de como funcionam suas glândulas endócrinas, o seu corpo de modo geral, o seu cérebro e mente. Ele vai descobrir
como esses conhecimentos, utilizados de forma preventiva, o levarão a ter uma vida saudável e prazerosa.

Sou mãe de cinco filhos, dez netos e dois bisnetos e de coração almejo que homens e mulheres vivam de forma autêntica, sem medo de preconceitos tolos, procurando sim, conhecimentos sobre si mesmo.

Finalizando acredito que a nós, seres humanos, cabe também uma grande parcela de responsabilidade em procurarmos nos manter informados sobre como funciona o Micro Universo do nosso parceiro, pois manter com o outro um diálogo verdadeiro, sincero e harmonioso, onde o amor seja o grande alvo a ser alcançado, deve ser sempre, o objetivo de todos nós.

Nesse Novembro Azul desejo a todos, muitos momentos prazerosos e felizes. Sem medos, sem tabus e sem preconceitos.

Aprenda Gratuitamente o Mesmo Método que Milhares de Pessoas Estão Utilizando Para Reprogramar suas Mentes e Transformar suas Vidas

Maria do Socorro G. Araújo

Maria do Socorro G. Araújo é estudiosa da mente humana há mais de 50 anos. Uma terapeuta mental dedicada, cuja maior intenção é ensinar ao próximo a evoluir através do pensamento.

Website: http://pensamentoiluminado.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *